segunda-feira, 31 de março de 2008

MP de Goiás toma medidas contra a Violência Policial

O jornal goiano, Diário da Manhã, divulgou que o Ministério Público do Estado deu um passo considerável na direção do combate à violência policial. A promotora Alice Barcelos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial, expediu recomendações aos promotores de justiça, sugerindo medidas para combater à violência policial por meio de ações de improbidade.

O efeito seria a condenação dos criminosos à perda do cargo, uma vez que a ação fosse julgada a favor da vítima. Além disto, a promotora aconselha o encaminhamento da denúncia ao Centro de Apoio Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial, com o objetivo de formular um diagnóstico sobre as práticas violentas cometidas por policais (crimes de tortura, homicídios, entre outros).

Também esteve presente no documento da promotora uma crítica ao crescente percentual de atos praticados por policiais com violência. Por fim, temos ainda a boa notícia de que este ano o Plano Geral de Atuação do MP tem como meta na área criminal coibir mais intensamente este tipo de ação.

Um comentário:

Inês disse...

Que ações como essa sirvam mesmo de barreira para a total "liberdade" de ações dos policiais.