sábado, 1 de março de 2008

Pensamentos sobre a Violência Institucional

Quando tive meu primeiro contato com o estudo do tema violência, uma parte da questão atraiu rapidamente meu interesse: como podemos (nós, toda a sociedade), bancar um Estado que agride seus próprios mantenedores? Em linhas gerais, a violência institucional é estimulada, promovida e consentida pelo Estado, pelo poder. Ela abrange deste a superlotação em cadeias, a tortura nas mesmas, até a violência do policial, da autoridade que deveria, a princípio, manter a ordem e a lei.

Porém, ela acontece longe dos olhos das classes mais favorecidas (quem de fato mantém o Estado)... E só incomoda mesmo o trabalhador que não tem nenhum envolvimento com o crime, mas por morar em um bairro periférico é tratado como bandido pelos policiais do Estado.

E cabem aqui mais algumas perguntas finais: qual é o tratamento que os bandidos merecem? O que são os Direitos Humanos? Como a mídia noticia os tratamentos violentos aos “fora-da-lei”? E ser maltratado pela polícia, sendo bandido, pode?

Um breve comentário para contar qual a minha intenção ao escrever neste blog. A proposta é encontrar interlocutores interessados em avaliar continuamente uma série de matérias que estejam relacionadas à violência institucional e apurarmos a nossa compreensão crítica sobre como a imprensa cobre estes acontecimentos.

Nenhum comentário: